Série Frutos do Espírito. Poder para ser Vitorioso 4º Estudo

A Opção de Regozijar-se! Gálatas 5:22 Filipenses 4:4

Todos querem ser felizes. Há lugares onde pessoas têm que parecer felizes o tempo todo. Parecer feliz o tempo todo gera estresse.

Nem todos os dias são perfeitos, na verdade alguns são desastrosos.

É um dia ruim quando… Você não consegue resolver aquele problema; não conseguiu fechar aquele orçamento; não conseguiu comprar aquele imóvel, não arrumou o dinheiro para pagar a dívida que vencia naquele dia…

É fácil ser feliz quando tudo dá certo, mas e o resto da vida?

Como podemos permanecer positivos em um mundo negativo?

A alegria é uma atitude, uma opção, é um trabalho interno. Você pode escolher apesar das circunstâncias, regozijar-se.

Como Cristãos podemos ser as pessoas mais alegres do mundo. Romanos 5 nos apresenta três motivos:

1º Temos Esperança Romanos 5:1,2

Para o Cristão, nenhuma situação é completamente desesperadora. Sempre temos esperança na Graça.

Dizem que uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança.

O que mantêm um prisioneiro vivo?

Muitas pessoas mantêm uma esperança artificial e fundamentam sua esperança em coisas erradas: dinheiro, bens, boa aparência, bom emprego, boa família…

Todas essas coisas são temporárias e podem desaparecer.Paulo nos fala da verdadeira esperança em Cristo. Romanos 12:12

2º Deus tem um propósito Romanos 5:3

As pessoas pensam que quando se acabarem os problemas serão felizes. Quando acabamos de resolver problemas grandes percebemos uma série de problemas menores dos quais não nos dávamos conta.

A alegria é aprender desfrutar a vida apesar dos problemas. Deus não espera que você seja um impostor ou hipócrita. Se as coisas estão ruins, realmente estão. Paulo não está dizendo que regozijamos por causa do sofrimento, nem que gostamos do sofrimento, mas que nos alegramos no sofrimento porque sabemos que Deus tem um propósito por traz dele.

Alguns Cristãos têm um complexo de mártir. Acham que quanto mais sofrem mais crentes são.

Temos uma perspectiva que os não cristãos não tem. Nossa perspectiva sempre determina como reagimos diante dos acontecimentos que nos cercam.

Exemplo da carta da universitária.(Ela só queria que os pais recebessem a notícia das notas baixas na devida perspectiva).

A Perspectiva faz toda diferença. A forma como reagimos frente aos problemas depende da perspectiva.

-Você pode olhar o “gigante”, ou o “incircunciso” que afronta a Deus.

-Você pode ver o “limão azedo”ou “uma gostosa limonada”.

O sofrimento produz perseverança. Romanos 5:3. Perseverança é a capacidade de lidar com a pressão.

O sofrimento produz experiência. Romanos 5:4. Experiência significa confiabilidade.

Deus quer fazer de você o tipo de pessoa que confia n’Ele e usa os problemas da vida para produzir perseverança e caráter.

O sofrimento produz esperança. Romanos 5:4. A palavra esperança na Bíblia não significa “eu quero” ou “eu preciso”. Significa: eu confio no Poder de Cristo. Ao invés de destruir nossa esperança, os problemas destinam-se a desenvolvê-la.

3º Ele está conosco Romanos 5:11 Ele nos reconciliou com Ele

Podemos nos alegrar porque Deus está sempre com aqueles que crêem n’Ele, porque Ele nos reconciliou consigo através de Jesus Cristo.

Medite agora em Isaías 43:2, talvez neste exato momento você precise desta verdade.

 

Desenvolva um exercício espiritual

A alegria é como um músculo que precisa ser exercitado. Segue aqui quatro passos para desenvolver a alegria interior:

1º- ITessalonicensses 5:18. Desenvolva uma atitude de gratidão não “por” toda circunstância, mas “em” toda circunstância.

A psicologia diz que a gratidão é a emoção mais saudável que existe.

Hans Seyle, o pai dos estudos sobre o estresse, declarou que a gratidão produz mais energia emocional que qualquer outra atitude na vida.

Já reparou que as pessoas mais gratas são as mais felizes?

Exercite a gratidão. Ligue para alguém e lhe diga o quanto essa pessoa é importante para você. Vá até a casa de alguém que foi importante para sua salvação e lhe ofereça um presente.

Alguém disse que a gratidão é a memória do coração.

 

2º- Atos 20:35 Cultive a alegria interior contribuindo com fidelidade.

Leia IICoríntios 9.7 O nosso ato de dar determina o quanto Deus pode fazer em nossa vida.

Um fazendeiro disse: Eu jogo uma pazada no celeiro de Deus e Deus joga uma pazada no meu celeiro. Imagine agora qual pá é maior!

Leia Lucas 16:11 A fidelidade nas coisas materiais determina o quanto Deus vai investir em você nas coisas espirituais.

 

3º – Efésios 6:7,8  Desenvolva a alegria interior por meio do serviço, dedique sua vida a ajudar aos outros. Jesus nos diz para “perder” a nossa vida.O que isto significa?

As pessoas mais felizes geralmente são aquelas que vivem servindo aos outros.

 

4º – Lucas 15:10  Cultive a alegria interior falando de Cristo às pessoas.

Nossa primeira grande alegria é quando aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador.

Nossa segunda grande alegria é levar outras pessoas aos pés do Senhor.

Quando foi a última vez que você levou alguém até Cristo?

Leia Romanos 10:1 – Paulo tinha um compromisso com a salvação de seus irmãos Judeus. Você tem um compromisso com a salvação de seus amigos?

A alegria parece difícil porque os exercícios que a produzem vão contra o que a nossa cultura ensina.

Nossa cultura diz: “Viva para si mesmo e se esqueça dos outros”

Jesus nos diz que a nossa alegria vem com o desenvolvimento de uma atitude de gratidão e distribuição de nossos bens materiais, nosso tempo e nosso conhecimento das Boas Novas.

 

Oração:  Senhor, eu creio que podes me encher de uma alegria sobrenatural, que é indescritível, e cheia de glória (I PE 1:8). Mostra-me como eu tenho falhado em regozijar-me e dar louvor em todo o tempo (Fp 4:4)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *