ESTUDOS DIRIGIDOS 30 – Série: As Bem aventuranças. “Bem aventurado”1º Estudo

Texto: Mateus 5:1-12

Introdução: Vamos iniciar a partir de hoje uma serie de estudos sobre as bem-aventuranças, que estão contidas no chamado “sermão do monte”. O evangelho de Mateus tem dois propósitos principais: 1) Testificar que Jesus era o Messias da promessa do A.T. 2) Apresentar a missão messiânica de Jesus em trazer o Reino de Deus até os homens. Aqui então no Sermão do Monte temos uma descrição íntima do crente. Não mostrar ao homem como ser salvo, mas apresentar as características manifestas por aquele que nasceu de novo.

Para Refletir: A palavra Bem-aventurado vem do Grego:” Makarios” e quer dizer, feliz, abençoado. Você se considera uma pessoa feliz? Onde encontra-se a sua felicidade? O que precisamos fazer para sermos pessoas bem-aventuradas? Como esse é o primeiro estudo, veremos a títulos introdutórios algumas lições práticas e nas próximas lições veremos ponto a ponto do que Jesus está falando sobre ser bem-aventurado.

Na Prática: 1º Tenha Jesus como seu Rei e Senhor Leia Apocalipse 19:16 – Se as bem-aventuranças são princípios do reino que Jesus vem inaugurar e estabelecer entre os homens, só é possível me sujeitar a uma postura de obediência a esses princípios se reconheço Jesus como Rei e Senhor.Você reconhece Jesus como Senhor e Rei da sua vida? Se sim, a sua postura deve ser coerente com os princípios desse reino. 2º Coloque em prática os ensinamentos de Jesus – Leia Tiago 1:22 – Aprendemos que mudança só é mudança, quando muda alguma coisa. Lemos que Jesus falava para uma multidão, mas nem todos na multidão são conhecidos como discípulos, pois discípulo é aquele que houve a voz de Cristo e coloca em prática seus ensinamentos. Deixe de estar só entre a multidão e passe a ser discípulo de Cristo. Pratique a palavra de Deus e seja bem-aventurado. 3º É melhor ser do que ter Leia Mateus 6:19-21 O ensino do sermão do monte e sobretudo as bem-aventuranças está nos ensinando uma postura correta daquele que recebeu a Cristo como Senhor e Salvador e passou a ser cidadão do Reino de Deus. E para esse cidadão a importante missão, não é obter coisas para juntar tesouros perecíveis e sim ser reconhecido como alguém semelhante a Jesus. 4º Busque a sua felicidade em Cristo Leia Salmo 1:1-2 O hedonismo é uma marca da nossa geração, pessoas em busca do prazer, em busca de ser feliz. Mas o cristão entende que foi chamado não para ser feliz e sim para glorificar a Deus e fazer Jesus conhecido através de suas atitudes. Portanto reconheça que sua felicidade está em Cristo, cumprindo a vontade de Deus, sendo imitador de Jesus e assim um cristão melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *