Santidade – Estudo Dirigido 14

ESTUDOS DIRIGIDOS 14

Oração (Cada membro da família deve fazer uma oração)

Cante uma canção

Texto: Levítico 11.44,45 (Is. 6.3; 1Pe 1.15,16; 1Co 10.14; 1Ts 3.13; Ap 22.11)

Na Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento, a santidade não é apresentada como opcional. Viver em santificação é ordem explícita em toda Escritura para o povo de Deus. O que se esperava dos israelitas, não é diferente do que se espera de nós hoje, como Igreja de Deus. Devemos sob a providência divina (Fp 2.13), nos esforçar para vivermos uma vida santa, que tem como um dos principais objetivos tornar-nos canais das bênçãos de Deus para o mundo inteiro.

Para Refletir

“Santificação é a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo nosso ser, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão” (B. C. Westminster – Resposta à pergunta 35). No processo de santificação, Deus nos alimenta com sua graça e nós matamos a nossa “Carne”, nossa natureza pecaminosa, de fome (Cl 3.5). O propósito final da eleição de Deus e nossa adoção em Cristo é “sermos santos e irrepreensíveis” (Ef 1.4).

Na Prática (Leia cada referência em sua Bíblia)

Temos motivos de sobra para aceitar o desafio de viver em santidade de vida. Para isso somos capacitados por Deus, por meio de seu Santo Espírito, a testemunhar dessa novidade de vida. Esse é o prazer e a vontade de Deus (Fp 2.13).

• No texto de Lv 20.7, o que é apresentado como razão para vivermos em santidade de vida?
  • Pode-se dizer que o caráter de uma pessoa manifesta aquilo que essa pessoa é. Leia os textos a seguir e reflita sobre o  que do caráter de Deus é apresentado nos mesmos: Lv 20.26; Sl 99.5 e 9; Jó 34.10; 1Jo 1.5.
  • Quais pecados que, como erva daninha, está lhe embaraçando na caminhada da vida em Cristo, e o que você precisa fazer para bani-los de sua vida?

Oração Final