Santidade – Estudo Dirigido 10

 ESTUDOS DIRIGIDOS 10                             

Texto: Efésios 5.18

“Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Introdução

Ser cheio do Espírito Santo, ao contrário do que muitos pensam não é uma questão somente teórica, mas muito mais de prática. Não é questão de mera subjetividade, mas sim de objetividade. Também não pode ser considerada questão extraordinária na vida dos filhos de Deus, mas sim ordinária, ou seja, deve ser parte das nossas vidas, algo comum. Um estilo de vida! O selo do Espírito é algo recebido uma única vez, quando somos admitidos por meio de Cristo como filhos na família de Deus e é algo realizado pelo próprio Deus.

Para Refletir

Observe que no texto, o apóstolo Paulo não diz aos seus leitores que orem e peçam a Deus que os encha com o Espírito Santo. A ordem “Enchei-vos”, não transfere a responsabilidade para outros, mas indica que ela é de cada um de nós. Cada um  deve considerar o “Enchei-vos” como um mandamento pessoal, particular e intransferível. Isso não implica desobrigação no orar e pedir que o Senhor nos abençoe ou, que nos tornamos independentes de Deus (Efésios 1.15-23; Filipenses 1.6,12,13). Lembre-se que os imperativos bíblicos ou mandamentos de Deus para nós exigem que sejamos proativos, portanto, sem jamais nos esquecermos de que toda a suficiência e poder que em nós opera procede do Senhor (2Coríntios 1.20-22) Deus espera que sejamos diligentes e que compreendamos bem a parte que nos cabe no processo de santificação, que Ele, por meio do seu Espírito opera em nós na medida em que a sua Palavra habita ricamente em nós (Colossenses 3.16). Não podemos nos esquecer que a Palavra é a ferramenta que Deus usará  para realizar sua obra em nossas vidas.

Na Prática

Quais comportamentos são esperados de alguém sob a influência do Espírito Santo e descritos em Efésios 5.19-21? – Em que sentido, a santidade cristã se mostra oposta à imoralidade em Efésios 4.17-19? – Quais ações práticas são demonstradas em Efésios 4.25-32, que indica como devemos viver em santidade de vida?

Oração Final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *