Isaías – Lição 6 – O Renovo de Jessé – Versão 2

LIÇÃO 6 – O RENOVO DE JESSÉ

Por: Janaína Godinho

Introdução

ISAÍAS 1-1-16 , profeta com ministério de pelo menos 40 anos de pregação, provavelmente morto pelo perverso rei Manassés (que foi idólatra, advinho, agoureiro, queimou seus filhos em sacrifício) supostamente após a morte de seu pai Ezequias;

Reino do Sul ou Judá: com as tribos de Judá e Benjamim: 931-586 a. C;

Reino do Norte ou Israel: com as tribos de Rubem, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Efraim e Manasses: 931- 722 a. C.

A revista nessa lição está divida em dois tópicos principais:

1 – DEUS DETÉM O CONTROLE DE TODAS AS COISAS;

2 – DEUS PROMETEU AO SEU POVO A SALVAÇÃO E A RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DO MESSIAS, JESUS, SEU FILHO, NOSSO SALVADOR.

OS CAPÍTULOS 10 VAI TRATAR DOS AIS…. TANTO EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO POVO DE DEUS, QUANTO ÀS NAÇÕES INIMIGAS

JÁ O CAPÍTULO 11,O RENOVO DE JESSÉ, TRATA  DA PROMESSA DA VINDA DO MESSIAS QUE RESTAURARÁ A PAZ E ESTABELECERIA UM GOVERNO JUSTO E SÁBIO.

Entendendo o contexto em que a profecia foi dada.

Israel dividido (desde Roboão, filho de Salomão – 931 a.C) devido ao pecado de Salomão, que foi muito idólatra ( 1 reis 11:9-11), contudo Deus permaneceu fiel à aliança que fez com Davi (2samuel 7:12 e 16) . Reino do Norte (capital Samaria), também conhecido como Israel ou Efraim (10  tribos) e Reino do Sul (capital Jerusalém) também referido como Judá apenas (2 tribos, Judá e Benjamim).

QUANDO DEUS ENTREGOU O REINO DO NORTE À JEROBOÃO,  LHE FEZ PROMESSA DE, SE ELE LHE OBEDECESSE, ESTABELECERIA SEU REINO SOBRE A TERRA TAMBÉM. MAS JEROBOÃO TEMEU TANTO O POVO DE ISRAEL SE VOLTAR PARA JERUSALÉM NOVAMENTE, QUE FEZ COISAS TÃO ABOMINÁVEIS, ESTABELECEU LEIS E RITUAIS CONTRÁRIOS A PALAVRA DE DEUS QUE O SENHOR PUNIU SEVERAMENTE A ISRAEL E A CASA DE JEROBOÃO.

A falta de fé: a razão da nossa fraqueza ou queda no nosso relacionamento com Deus. Olhar para as circunstâncias e deixar de confiar em Deus…Hebreus 11:6 “Sem fé é impossível…”

Quantas vezes fazemos a mesma coisa? Ao invés de confiar nas promessas de Deus, imaginamos todas as coisas que poderiam acontecer. Ficamos preocupados e ansiosos sobre coisas imaginadas, quando devemos simplesmente confiar no Senhor. Pedro disse que devemos nos humilhar “sob a poderosa mão de Deus… lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:6-7).

Tanto em relação a Israel quanto a Judá Deus sempre enviava profetas, seus emissários, alertando o povo dos seus pecados, promulgando a Lei do Senhor e seu Juízo.

IRMÃOS, ABRA OS OLHOS, OS OUVIDOS E O CORAÇÃO. HOJE DEUS TEM USADO SEUS PROFETAS PARA ALERTAR SEU POVO TAMBÉM.

E QUANDO O POVO SE ARREPENDE, BUSCA A DEUS E CONFIA SOMENTE NELE, DEUS ATÉ DETÉM SUA MÃO DE JUÍZO E ESTENDE A SUA MISERICÓRDIA.

VEJA O CASO DE EZEQUIAS, COMO DEUS O LIVROU DAS MÃOS DA ASSÍRIA. 2 REIS 19:17-19

PARA ENTENDER UM POUCO A ORDEM CRONOLÔGICA DAS COISAS:

– em 734 (a.C ) o Reino do Norte se aliou a Síria, contra a Assíria (REI PECA EM ISRAEL E ACAZ EM JUDÁ); mas essa coalização provocou a derrota e severa subjugação de Israel pela Assíria (2Rs 15:20-29);

– em 722 os assírios reagiram a novas rebeliões de Israel destruindo Samaria e exilando vários dos seus cidadãos, além de trazer pessoas de lá para ocupar Samaria;

– Em 701 o rei assírio Senaqueribe atacou Judá e cercou Jerusalém, mas o rei Ezequias, confiando no Senhor, teve total livramento e houve a derrota da Assíria (um anjo matou 185 mil);

ISAÍAS 10:12 = castigo à assíria

LER REVISTA TÓPICO I, segundo e terceiro parágrafos.

Queridos, não é novidade para ninguém as dificuldades pelas quais passamos em nosso País, por causa dos desmandos do próprio Governo. Pois bem, a partir dessa situação, que leitura devemos fazer? Como devemos agir? Será que, como os ímpios, devemos ficar repetindo as velhas e conhecidas perguntas: Onde está Deus, que não vê isso? Será que Deus perdeu o controle das coisas? Se não, porque ele não toma providência para que isso acabe? Ou devemos nos rebelar contra as autoridades?

Deus é soberano sobre todas as coisas; Deus é Senhor da história; este mundo mau, e ele é mau por causa do nosso pecado, não está desgovernado.

Tudo que temos estudado aqui, a própria história de Israel, nos mostra como podemos enxergar a manifestação da soberana providência de Deus; como podemos ver a manifestação da sua bondade na condução do seu povo mesmo em meio aos maus tratos sofridos neste mundo. Todas as coisas acontecem no tempo certo de Deus, e não quando nós queremos, e que tudo isso acontece para o nosso bem. ROMANOS 8:28

O propósito de Deus ao enviar a Assíria foi para a conversão do povo de Deus, pelo seu grande amor e sua longanimidade (observar o tempo da paciência de Deus até dar cabo a sua indignação).

MAS HAVIA UMA ESPERANÇA: A PROMESSA DA SALVAÇÃO PARA O REMANESCENTE FIEL.

Música: SEU REINO É SEMPRE ETERNO, FIRMADO EM MISERICÓRDIA, JUSTIÇA E IGUALDADE, BONDADE E FIDELIDADE…

Isso certamente é o que todo o coração íntegro deseja. Só de ler esse treco de Isaías nosso coração se enche de alegria e exclama o nosso espírito: Maranata!!!

CARACTERÍSTICAS DO REI PROMETIDO:

– DIVINA CAPACITAÇÃO PARA GOVERNAR : V.2 E 3ª

Jesus é Deus. Como não confiar no próprio Deus?

-JUSTIÇA ABSOLUTA DE SEU GOVERNO: v.3b -5

Ele é o rei perfeito, que julga com justiça a todos e executará o juízo sobre os perversos. Em dias de tanta parcialidade, tanta corrupção, esse é um anseio, um gemido da alma de muitos e será saciada em Jesus. Nós não conseguimos julgar com justiça. Nós vemos apenas a aparência. Por isso a Palavra de Deus nos adverte: MATEUS 7:1 … “Não julgueis para ….”

– O QUE SEU REINO PROPORCIONARÁ: V 6-9

O pecado destruiu o equilíbrio das coisas, mas Jesus restaurará todas as coisas. Ele promove a reconciliação e a paz. Ele nos reconciliou com Deus e gozamos de uma paz interior que não é  a ausência das tribulações, mas a certeza que Ele está no controle de todas as coisas, que não somos desse mundo, que não estamos sozinhos.

E nos entregou, como Igreja do Senhor, corpo de Cristo, o ministério da Reconciliação: 2Cor 5:18

Se você é um crente, isso significa que você tem esse ministério! É o ministério de proclamar a um mundo que necessita desesperadamente ser reconciliado com Deus; é o ministério de proclamar que Deus nos proporcionou um caminho de reconciliação na pessoa de seu Filho; é o ministério de ser arauto do evangelho de Jesus Cristo. Somos um povo que tem o “ministério de reconciliação”.

Somos embaixadores que representam a Cristo e devemos dar nossas próprias vidas em favor da obra de implorar, rogar, suplicar e exortar os perdidos a se reconciliarem com Deus. Nas palavras de Charles Haddon Spurgeon: “Se os pecadores serão condenados, que eles o sejam pelo menos passando por cima de nossos corpos. Se os pecadores hão de perecer, que eles o façam pelo menos tendo os nossos braços a agarrar-lhes os joelhos, implorando que fiquem. Se o inferno tem de ser cheio, que o seja pelo menos contra o vigor de nossos esforços, e não permitamos que ninguém vá para o inferno sem que o tenhamos advertido e por ele tenhamos orado”.

Adendo:

REIS DE JUDÁ – REINO DO SUL

(APÓS A DIVISÃO DO REINO)

REIS DE ISRAEL – REINO DO NORTE

(APÓS A DIVISÃO DO REINO)

  1. Roboão  = INFIEL
  2. Abias = INFIEL
  3. Asa = BOM
  4. Josafá = BOM
  5. Jeorão ou Jorão = INFIEL
  6. Acazias = INFIEL
  7. Atália = INFIEL (FILHA DE ACABE E JEZABEL)
  8. Joás = BOM ATÉ METADE DO SEU REINADO
  9. Amazias = INFIEL
  10. Uzia ou Azarias = BOM
  11. Jotão = BOM 
  12. Acaz = INFIEL (reinando em Judá e Peca em Israel)
  13. Ezequias = BOM
  14. Manasses = INFIEL
  15. Amom =INFIEL
  16. Josias = BOM
  17. Joacaz = INFIEL
  18. Jeoaquim = INFIEL
  19. Joaquim = INFIEL
  20. Zedequias = INFIEL
  1. Jeroboão I = INFIEL
  2. Nadabe = INFIEL
  3. Baasa = INFIEL
  4. Ela = INFIEL
  5. Zinri = INFIEL
  6. Onri e Tibni = INFIEL (PAI DE ACABE)
  7. Acabe= INFIEL
  8. Acazias = INFIEL
  9. Jorão = INFIEL
  10. Jeú = BOM
  11. Jeoacaz = INFIEL
  12. Jeoás = INFIEL
  13. Jeroboão II = INFIEL
  14. Zacarias = INFIEL
  15. Salum = INFIEL
  16. Menaém = INFIEL
  17. Pecaías = INFIEL
  18. Peca = INFIEL
  19. Oséis= INFIEL = povo levado cativo para a Assíria

 

LER A APLICAÇÃO DA REVISTA


Por: Janaína Godinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *