ESTUDOS DIRIGIDOS 50 – 12° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE – TEXTO BASE: MATEUS 6:9 A Oração Dominical “Portanto, vós orareis assim:…”

ESTUDOS DIRIGIDOS 50

12° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE – TEXTO BASE: MATEUS 6:9

A Oração Dominical “Portanto, vós orareis assim:…”

INTRODUÇÃO: O Pai Nosso é uma oração que Jesus ensinou em resposta ao pedido de um de Seus discípulos (Lc 11:1). Somente um discípulo de Jesus Cristo pode refletir suas palavras, ou seja, somente se pode orar o Pai Nosso quando aquele que ora sabe o significado do que está dizendo e ninguém pode saber o significado de Suas palavras se não for transformado em um filho de Deus. A partir de hoje, veremos ponto a ponto os detalhes dessa oração modelo. “Portanto, vós orareis assim:…”

PARA REFLETIR: Nunca antes alguém havia ousado chamar a Deus de Pai, Jesus o Filho de Deus o faz com total e irrestrita legitimidade. Além disso, para Jesus, Deus não é apenas Seu Pai, mas é o Pai Nosso. Jesus nos convida à comunhão e a aceitarmos a realidade de Seu serviço, que nos torna filhos amados do Pai que está nos céus. Jesus cria a ponte relacional que nos aproxima de uma realidade totalmente exterior a nós, em Cristo fomos reintroduzidos à paternidade do Deus Santo, que cria uma nova família, a família da Fé. Jesus nos ensina nesse primeiro verso, que essa comunidade de filhos deve santificar o Nome do Pai. Santificar o Nome implica em viver de tal maneira que a santidade de Deus se manifeste através de Seus filhos, as atitudes daqueles que chamam a Deus de Pai devem revelar Seu Santo caráter, natureza e personalidade.

NA PRÁTICA: Cristo nos torna filhos de Deus (Gl 4:4,5 e Gl 3:26). Cristo nos dá o direito de sermos filhos de Deus (João 1:12,13). Deus em Cristo nos acolheu (II Co 6:18; Ef 1:5). Seja, portanto, um filho grato, sincero e obediente (Fl 2:15 e Ef 5:1). Mergulhe na realidade do amor reconciliador de Deus (I Jo 3:1,2). Aguarde com fé e esperança na promessa de Deus (Ap 21:7).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *