ESTUDOS DIRIGIDOS 49 -11° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE – TEXTO BASE: MATEUS 6: 5-8

ESTUDOS DIRIGIDOS 49

11° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE – TEXTO BASE: MATEUS 6: 5-8

 

INTRODUÇÃO: Esforçarmo-nos para andar em santidade de vida é a nossa parte na obra da salvação. A oração é prática fundamental da justiça e a esse respeito Jesus nos ensina duas lições: 1) Evitar a hipocrisia: Jesus não está condenando a oração pública, e sim, a atitude de espetáculo, Deus conhece os corações. Uma oração formal ou que não procede de um coração quebrantado e contrito é detestável aos ouvidos de Deus. 2) Evitar a ostentação: Nenhum povo tratou a oração com tanta prioridade quanto os Judeus, contudo, a oração converteu-se em uma fórmula. Havia práticas diárias obrigatórias, como a repetição de sua confissão de fé. As vãs repetições a que Jesus se refere tornaram-se motivo de orgulho e ostentação, eram orações elaboradas e intermináveis feitas especialmente por religiosos, com a intenção de chamar atenção para si e capitalizar a admiração dos homens.

PARA REFLETIR: O Senhor nos ensina que, ao orar, o nosso objetivo principal é estar a sós com Deus, que o ideal, de fato é que tenhamos um lugar tranquilo e um tempo de prioridade para nossos momentos de oração. Jesus fazia assim constantemente, Ele se afastava dos Seus discípulos para ficar a sós com Deus. Evidentemente o importante para Deus não é o local, e sim a natureza dos motivos e o estado do nosso coração. Os rabinos afirmavam: “Aquele que ora em sua casa, é rodeado por um muro que é mais forte que o ferro.”

NA PRÁTICA: Ore com fé Leia Mt 21:22. Ore sem cessar Leia I Tes 5:17.  Não seja repetitivo Leia Mt 6:7,8. Não guarde mágoas para que sua oração não seja impedida Leia I Tm 2:8 e I Pe 3:7.  Insista em oração Leia Mt 7:7,8. Ore sempre em nome de Jesus Leia Jo 14:13,14. Oremos ao Senhor sabendo que cada um, ao orar, estabelece um canal de comunicação com o nosso Deus, que ouvirá e responderá a cada oração de acordo com a Sua soberana vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *