ESTUDOS DIRIGIDOS 48-10° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE- TEXTO BASE: MATEUS 6: 2-4

ESTUDOS DIRIGIDOS 48

10° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE- TEXTO BASE: MATEUS 6: 2-4

 

INTRODUÇÃO: Dar esmolas é uma prática da justiça inerente à fé judaica nos dias de Jesus. Ele, no entanto, faz um forte apelo a discrição, à modéstia, à sobriedade e à sensatez religiosa. Alguns ricos e religiosos hipócritas dessa época procuravam capitalizar a admiração e assim, receber louvor dos demais. Jesus propõe a desafetação, despretensão e a espontaneidade no ato de atender ao necessitado e aconselha a dar a esmola em segredo, para que apenas Deus seja testemunha da generosidade.

PARA REFLETIR: Jesus expõe uma maneira para se conter o perigo da auto glorificação, o Senhor não condena o fato de ajudar alguém nas “sinagogas” ou “ruas”, lugares onde pobres e mendigos frequentavam para obter ajuda. Leia Jo 9:1,8 e At 3:2,  Jesus condena as atitudes daqueles que se aproveitam da visibilidade desses lugares e situações para obter glória própria. Os cidadãos do reino dos céus não buscam simples reputação de piedade, mas sim, um caráter verdadeiramente piedoso, cheio de compaixão e amor para com o necessitado.

NA PRÁTICA: Jesus ensina a não sair por aí contando suas virtudes, Ele rejeita as motivações daqueles que usam da sutileza de suas ações para ganhar a admiração e glória dos homens. Um dos grandes males de nossos dias no meio cristão é o narcisismo e uma de suas expressões práticas é o protagonismo, ou seja, a necessidade de colocar as ações em evidência. Para nós cristãos, no entanto, tudo o que fazemos deve resultar em glória a Deus. Devemos nos lembrar da Síndrome de Lúcifer: a tentativa de usurpação da Glória de Deus gera soberba, corrupção e consequente, queda. Leia Is 42:8. Seja generoso pelo motivo correto, leia II Co 9:6,7. Seja sempre generoso com o necessitado, leia  Pv 11:25.  Faça de sua generosidade um culto a Jesus, leia Mt 10:42.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *