ESTUDOS DIRIGIDOS 43 – 5° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE – TEXTO BASE: MATEUS 5: 27-32

ESTUDOS DIRIGIDOS 43

5° ESTUDO – SÉRIE: SERMÃO DO MONTE – TEXTO BASE: MATEUS 5: 27-32

INTRODUÇÃO: Dr. Shedd, ao comentar o texto afirma: “Adulterar, para o judeu, observando-se a letra de Ex. 20:14, seria deitar-se com a mulher do seu próximo. Para Jesus, é isto e ainda algo mais. Atendendo ao espírito da Lei e à disposição do coração que leva a cobiçar uma mulher, declara que pensamento impuro é adultério embora não se pratique o ato”.

 

 

PARA REFLETIR: Enquanto seus contemporâneos preocupavam-se com o ato exterior de adultério, Jesus preocupava-se com o ato interior. Além disso, o adultério era tratado como uma espécie de injustiça cometida contra uma propriedade já que o casamento era considerado uma transação comercial. Jesus resgata o verdadeiro sentido de cumplicidade do casamento e coloca o homem e a mulher iguais em dignidade e responsabilidade. Além de transgressão da regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pelo contrato matrimonial, o adultério pode se manifestar como abuso e violência física ou emocional, violação à dignidade do cônjuge, desonestidade financeira e modernamente a prática da infidelidade virtual.

 

NA PRÁTICA: Cuidado com a cobiça, Leia Ex 20:17. Tudo começa pelos sentidos, olhos, ouvidos… Caso encontre eco nos desejos, o que a Bíblia chama de concupiscência, será desenvolvido no coração e se consumado, produzirá morte. Leia Tg 1:15. Guarde seu coração, Leia Prov. 4:23. As verdadeiras motivações desejos, segredos e angústias ficam guardados no coração, cabe a nós filtrarmos esses sentimentos para que não encontrem abrigo em nosso coração, Leia Gn 4:7. Fuja das paixões carnais Leia II Tm 2:22. Nunca pense que você é forte o suficiente para resistir à tentação carnal. A Bíblia manda fugir porque os hormônios não são convertidos e a punção sexual é uma força visceral. Cuidado com o mundo virtual. Leia Salmo 101:3. O mundo virtual oferece um suposto sigilo que faz com que seus usuários se arrisquem, além disso, imagens de cunho sexual são oferecidas muito facilmente. Faça uma aliança com seus olhos, Leia Jó 31:1. Deixe no passado relacionamentos passados. As redes reaproximaram amigos, parentes, conhecidos distantes, mas também reaproximam antigos namorados e afetos. CUIDADO! A mecânica sempre é a mesma. Carência afetiva e solidão têm sido usados como justificativa para aventuras virtuais que se tornam quase invariavelmente físicas.  Vaidade, narcisismo, hedonismo e cobiça, estão entre os fatores que desencadeiam a traição. Finalmente, ame seu cônjuge e ame seu próximo. Leia Rm 13:9 e seja Santo Leia I Pe 1:16. A ordem é VIGIAR.           

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *