ESTUDOS DIRIGIDOS 38 – SÉRIE: As Bem Aventuranças. “Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” 9° ESTUDO

ESTUDOS DIRIGIDOS 38

9° ESTUDO – SÉRIE: As Bem Aventuranças.  “Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”

TEXTO BASE: MATEUS 5:10-12

INTRODUÇÃO: Chegamos ao fim de nossos estudos sobre as bem aventuranças e hoje veremos a última característica do viver cristão citada por Jesus em Seu sermão. Em tempos de relativização da verdade e do uso de expressões politicamente corretas, segundo o padrão do mundo, todo cristão piedoso se vê eventualmente injuriado, perseguido ou caluniado por defender sua fé, os princípios e valores do reino dos Céus.

PARA REFLETIR: Após ensinar sobre a pacificação, Jesus nos alerta sobre a perseguição por causa do nosso relacionamento com Ele. Por mais que nos esforcemos para promover a paz, há pessoas que se recusam a viver em paz conosco, não por causa de nós, mas porque odeiam a justiça e rejeitam a Cristo. Hoje se fala sobre algumas questões sociais com grande ênfase. Ideologias que defendem as questões de gênero, o aborto, a homoafetividade, a descriminalização das drogas, procuram se legitimar através da vitimização. Todas essas frentes ideológicas reclamam ser vítimas de perseguição por suas convicções e elegem o que chamam “padrões ultra conservadores” como os inimigos de suas verdades. Os cristãos sempre viveram sob essa tensão. Ao defender os princípios e verdades eternos confrontam o modus vevendi de um mundo corrompido pelo pecado. Os cristãos piedosos de nossos dias sofrem a mais cruel e sangrenta perseguição de todos os tempos. Infelizmente isso não sai nos jornais. Os dias são maus.

NA PRÁTICA: Leia Mt 10:16 – Não perca sua pureza cristã e a simplicidade do Evangelho, mas proceda com prudência. Não se meta em discussões político ideológicas, não se sinta ofendido ou ameaçado por quem pensa e age diferente de suas convicções. Lembre-se que o mundo está morto em seus pecados e um morto não pode ouvir nem mudar de direção. Ore para que o Espírito Santo ilumine essa pessoa com as verdades eternas do Evangelho. Não critique, ore! Não confronte com palavras, confronte com um modo de vida santo. Leia Jo 15:18 –  o ódio aos cristãos é precedido pelo ódio que o mundo nutre a respeito de Cristo. Leia Jo 10:22-28 – Se sua piedade, amor e seu relacionamento de íntima comunhão com Cristo e os irmãos tem atraído perseguições se alegre e exulte. Leia Rm 1:16 – Não tenha vergonha de sua fé, não se omita em relação às verdades do Evangelho, nunca perca a oportunidade de fazer conhecido o Nome de Cristo. Leia Ef 5:16. Tenha a sublime convicção de que seu futuro será glorioso em Cristo Leia Mt 5:12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *