ESTUDOS DIRIGIDOS 36 – Série: As Bem Aventuranças. “Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” 7º Estudo

ESTUDOS DIRIGIDOS 36

Série: As Bem Aventuranças. “Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” 7º Estudo

Oração:

Texto: Mateus 5:8

Introdução: Chegamos à sexta bem-aventurança. Observe que
ninguém pode ter um coração limpo sem antes cumprir os preceitos anteriores ensinados por Jesus: ser pobre de espírito; chorar; ser manso; ter fome de justiça; ser misericordioso. Jesus está falando de uma pureza interior, uma santidade íntima que só se alcança nesse processo de aprendizado e prática relacional com Ele. Os limpos de coração são aqueles que têm autentica transparência de alma, que confiam plenamente nas misericórdias de Deus e não em suas próprias forças.

Para Refletir: Há aspectos complementares a serem observados no ensino de Jesus. Os limpos de coração sabem que usufruem do perdão concedido pelo Pai, não tocam trombeta quando dão suas esmolas, não oram em pé nas praças para serem vistos dos homens, não jejuam e depois se apresentam com o rosto desfigurado para impressionar as pessoas. Humildade, sinceridade e integridade são as características mais evidentes dos limpos de coração.

Na Prática: A santidade dos limpos de coração é providenciada por meio de Jesus Cristo. Santidade aqui é uma condição de fé que antecede a ética e a moral. Leia Hb 10: 19,21. Sem essa santidade ninguém verá a Deus. Paulo, ao escrever a Timóteo afirma categoricamente sobre a impossibilidade de se ver a Deus. Leia I Tm 6:16. Então, como podemos ver a Deus? Lembre-se que Jesus é a face humana de Deus e Ele nos ensina que, o “ver a Deus” de forma prática tem a ver com o amor e cuidado ao próximo. Você se lembra do ensino de Jesus do “…a mim o fizestes”? Leia Mt. 25:31-40. Portanto, longe de ser uma experiência mística ou transcendente ver a Jesus, o nosso Deus, se faz no santo serviço ao próximo. Nessa perspectiva quem de nós tem visto a Deus?

Oração:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *