ESTUDOS DIRIGIDOS 29 – Série Fruto do Espírito. “Uma Vida Produtiva” 12º Estudo

ESTUDOS DIRIGIDOS 29

Série Fruto do Espírito. “Uma Vida Produtiva” 12º Estudo

Oração:

Texto: Gálatas 5:22,23

Introdução: – Por que algumas pessoas são capazes de realizar tantas coisas na vida? O que as torna tão produtivas? O que você gostaria de fazer para que, no fim da vida pudesse dizer: tive uma vida produtiva! Você conhece a definição divina de uma vida produtiva, fecunda? O que significa ser um cristão fecundo?

Para Refletir: A palavra fruto é usada mais de 40 vezes no NT: fruto natural, fruto biológico, fruto espiritual. Deus quer ver o fruto espiritual em nossa vida. Leia Jo 15:8 – Essa é a definição dele de uma vida produtiva. Leia Jo 15:16. A prova de que você é um discípulo é que dá fruto. Deus quer que sejamos produtivos!

Na Prática: 1º Cultive as raízes – Se quiser ser fecundo, cultive as raízes. Leia Jeremias 17:7,8 –  É preciso ter boas raízes para dar fruto. Devemos ter raízes para suportar as intempéries: o calor e a seca. As raízes são fontes vitais de nutrição.  2º Elimine as ervas daninhas – Leia Lucas 8:11-14 – Quais são as ervas daninhas na sua vida? Elas podem sufocar a sua vitalidade espiritual. Podem sugar seu tempo, seu dinheiro, sua energia e não deixá-lo produzir o fruto espiritual. As pessoas dizem que não tem tempo para servir ao Senhor, mas na realidade precisam arrancar as ervas daninhas de sua vida. Muitas coisas na vida não são necessariamente más, são apenas desnecessárias. Jesus menciona três tipos de ervas daninhas: preocupações, riquezas, prazeres desta vida. 3º Coopere com Deus – Para ser um cristão fecundo é preciso cooperar com Deus na poda da minha vida. Leia Jo 15:1,2 – Podar significa cortar os galhos mortos e aparar os vivos para dar vida e estimular seu crescimento. A maioria das pessoas pensa que quando Deus poda, corta o pecado e as superficialidades, as coisas mortas em nossa vida. Ele faz isso, mas às vezes corta partes vivas e produtivas também. Um negócio próspero, um relacionamento agradável, uma boa saúde. Algumas coisas devem ser derrubadas para darmos mais frutos. Não apenas os galhos mortos, mas com frequência, Deus corta coisas boas para torná-las mais sadias. Leia Jo 15:8 – Isso exige poda. Lembre-se: as ferramentas estão nas mãos de nosso Deus amoroso. Ele sabe o que está fazendo, e quer para nós o melhor. Se você é cristão será podado. Conte com isso. Talvez esteja passando por uma poda agora mesmo. 4º Aguarde a colheita – Se eu quiser que minha vida seja frutífera, devo cultivar boas raízes, eliminar as ervas daninhas e cooperar com a poda de Deus agradecendo e louvando, mas também devo aguardar a colheita. Crescimento leva tempo, não é instantâneo. Deus leva dois dias para criar um cogumelo, mas leva sessenta anos para fazer um carvalho. Você quer ser um carvalho ou um cogumelo? Leia João 15:4 – A palavra chave é permanecer. Permanecer em Cristo é manter contato com Ele. Nunca desista, espere a colheita prometida por Deus.

Oração:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *