ESTUDOS DIRIGIDOS 28 – Série Fruto do Espírito. “Desenvolvendo o Domínio Próprio” 11º Estudo

ESTUDOS DIRIGIDOS 28

Série Fruto do Espírito. “Desenvolvendo o Domínio Próprio” 11º Estudo

Oração:

Texto: Gálatas 5:22,23

Introdução: Ler Prov. 25:28 Muitos de nossos problemas são causados pela falta de domínio próprio. Meu maior problema sou eu mesmo. Você está fora de controle? O domínio próprio traz o sentimento agradável da competência. O resultado do domínio próprio é a confiança e o sentimento de segurança. O domínio próprio e a autodisciplina são fatores-chave para o sucesso em qualquer objetivo que você quiser alcançar na vida. Sem autodisciplina você não conseguirá nada valioso de fato. Ler I Co 9:25.

Para Refletir: Domínio próprio não é opcional para a corrida cristã, É uma condição. O melhor desempenho exige autodisciplina e autocontrole. Se quisermos alcançar verdadeira liberdade precisamos de domínio próprio. Epicteto constatou “Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine.” Jesus afirmou: Ler Jo 8:34. Sansão pode ter sido o homem mais forte do mundo, mas foi escravizado por suas concupiscências e seus desejos porque não tinha domínio próprio. Lição: a força sem domínio próprio traz problemas.

Na Prática: Como ganhar domínio próprio? 1º – Admita seu problema-Aceite a responsabilidade pela falta de domínio próprio. Ler Tiago 1:14. Chave: sou responsável por meu comportamento. 1º passo: admita que tem um problema e seja específico a respeito dele. 2º Deixe o passado para trás – Ler Fp 3:13,14 – Este verso denuncia um conceito errado: uma vez fracassado, sempre fracassado. O fracasso no passado não significa que você nunca conseguirá mudar. 3º Conteste os seus sentimentos Desafie seus sentimentos. Nós damos muita ênfase aos sentimentos. Ler Tito 2:11,12 – A Graça de Deus nos dá o poder de fazer o que é certo. 4º Creia que você pode mudar – Você precisa alimentar sua mente com as promessas de Deus. Se você é cristão não pode dizer que a tentação foi forte demais. Ler I Co 10:13. Eu posso mudar. Posso ser diferente Ler Fp 4:13 e  Mc 9:23. 5º Seja responsável- Preste contas a alguém. Descubra alguém que possa zelar e orar por você. Ler Ec 4:12. Prestar contas a alguém é difícil, mas funciona. Sistema de parceria: O que você deve buscar em um parceiro: a) mesmo gênero b) alguém que seja fiel         c) alguém que mantenha seu problema em segredo d) diga a seu parceiro que ele tem liberdade para lhe questionar.  6º Evite a tentação – Fuja das coisas que o tentam. Fuja das situações que enfraquecem seu domínio próprio. Planeje sua ação com antecedência e evite situações que provoquem tentação. O momento certo para se começar a pensar em domínio próprio não é o da tentação. Ler Ef 4:27 .

Oração:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *