ESTUDOS DIRIGIDOS 27 – Série Fruto do Espírito. “O Método da Brandura – Mansidão” 10º Estudo

ESTUDOS DIRIGIDOS 27

Série Fruto do Espírito. “O Método da Brandura – Mansidão”  10º Estudo

Texto: Gálatas 5:22,23

Introdução:  Todos precisam de amigos.Ter amigos reforça o sistema imunológico. Ler Pv 18:24. Se quiser ter amigos, seja simpático. Uma das qualidades mais simpáticas é a mansidão. Você gostaria de ter um Rambo ou um Exterminador como amigo?

Para Refletir: O que é Mansidão? Literalmente é força sob controle. Na Bíblia apenas duas pessoas foram chamadas de mansos: Jesus e Moisés.  Ler Fl 4:5. Ser manso significa controlar suas reações diante das pessoas. Escolher a forma de agir, ao invés de reagir às pessoas.

Na Prática: 1- Seja compreensivo: Quando alguém o serve seja compreensivo e não exigente. Ler Fil 2:4,5 Trate quem o serve com respeito. 2- Não seja crítico: Quando alguém o decepcionar, seja complacente e não crítico. Ler Gl 6:1,2. A tentação a que Paulo se refere pode ser o de se tornar crítico por se achar mais santo que o outro. 3- Seja delicado sem omisso: Quando alguém discordar de você, seja delicado. Você nunca agradará a todos. Sempre encontraremos pessoas dispostas a brigar. Uma prova de maturidade espiritual é a maneira de lidar com pessoas que discordam de você. Você pode: recuar de medo, reagir com ira ou ser cheio do Espírito e agir com mansidão. Ler Prov. 15:1. Tiago destaca a causa das brigas e discussões. Ler Tg 3:16,17. 4- Seja Receptivo: Quando alguém o corrigir, seja receptivo. Ler Tg 1:19. Quer ser manso, use mais os ouvidos que a boca e esteja pronto para aceitar a correção. Ler Pv 13:18. Quer acabar sozinho: nunca admita seu erro, nunca aprenda nada com ninguém, nunca permita que alguém lhe ensine algo. Assim você se tornará uma pessoa solitária. 5 – Aja, em vez de reagir.  Quando alguém o ferir, aja, em vez de reagir. I Pe 2:23. Pilatos sentiu-se ameaçado pelo simples fato de Jesus não falar nada para se defender. Jesus não reagiu porque sabia quem Ele era: O Filho de Deus. A força está na mansidão e mansidão é a capacidade de lidar com a dor sem retaliação. É a capacidade de absorver sem revidar. “ é dar a outra face” Agir assim não faz parte de nossa natureza. É o fruto do Espírito. 6- Seja respeitoso: Pratique a mansidão com os “não crentes”. Quando estiver dando o testemunho de sua fé os respeite. Algumas “evangelizações” não passam de desprezo mal disfarçado. Ler I Pe 3:15. A maneira como você fala do Evangelho determina a disposição para ouvi-lo. Oração:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *