ESTUDOS DIRIGIDOS 23 – Série Fruto do Espírito. “Desenvolvendo sua paciência” 6º Estudo

ESTUDOS DIRIGIDOS 23

Série Fruto do Espírito. “Desenvolvendo sua paciência”  6º Estudo

Texto: Gálatas 5:22,23

Introdução: A virtude mais útil do mundo é a paciência – Ler Prov 16:32. Nos tornamos mais pacientes graças aos problemas. Deus testa a nossa paciência. Ele nos dá a verdadeira paciência. Você tem paciência?

Para Refletir: Vejamos maneiras de testar sua paciência: As interrupções – Nossos melhores planos são geralmente interrompidos. A canção de ninar de Johannes Brahms demorou sete anos para ser acabada. Os discípulos se impacientavam com as pessoas que interrompiam a agenda de Jesus. Ler Mt 19:13,14.  Os Transtornos – Somos uma geração imediatista. Há anos atrás as pessoas não se incomodavam em perder o trem. Sempre se podia pegá-lo no dia seguinte ou em alguns dias depois. Hoje temos um ataque cardíaco quando perdemos a vez na porta giratória. As irritações – Algumas das irritações são controláveis, mas a maioria não é. Por isso precisamos aprender a conviver com elas e isso exige paciência. Ler Nm 20: 10,11 O exemplo de Moisés nos mostra o perigo de fazer algo irritado. A Inatividade– Em geral, preferimos fazer qualquer coisa a esperar. Odiamos ficar na fila de espera. Já Notou? Se você não se mexe em dois segundos após a luz ficar verde o motorista do carro de trás fica vermelho. Jó é o exemplo de um homem que não pode fazer nada a não ser esperar  Ler Jó 14:14. – O que podemos aprender com o exemplo de Jó? A Bíblia diz: “quem se apressa erra o caminho” Pv 19:2.

Na Prática:Como aprender a ser paciente? A Bíblia responde que há quatro passos a serem seguidos. Primeiro: Desenvolva uma nova perspectiva. Descubra uma nova maneira de enxergar a situação ou a pessoa que está criando problemas.  A paciência começa mudando a maneira de encarar as coisas. A Raiz da impaciência é o egoísmo. Ler Prov 19:11. Segundo: Tenha senso de humor. Aprenda a rir das circunstâncias. Aprenda a rir de si mesmo. Aprenda de alguma forma, a parte divertida da frustração. Ler Prov 14:30.  Terceiro: Aprofunde seu amor. Ler ICor 13:4. Isso significa que quando sou impaciente, não sou amoroso. Quarto: Dependa do Senhor. Paciência não é simplesmente uma questão de força de vontade humana, é o Fruto do Espírito. Se você desenvolver a paciência de Deus, o genuíno Fruto do Espírito, você terá a verdadeira paz interior. Ler Salmo 37:7. Noé precisou esperar 120 anos pela chuva, Abraão esperou 100 anos por um filho, Moisés esperou 40 anos no deserto e depois mais 40 conduzindo o povo pelo deserto até a terra prometida. A paciência é uma forma da fé dizer: “Confio em Deus”.

Oração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *