Conectando – Estudo 3 – Eclesiologia

A palavra igreja, (eklesia) na Bíblia, tem dois sentidos. Por vezes, refere-se a todo o grupo de salvos do mundo, isto é, à igreja em toda parte do mundo. Outras vezes, refere-se a um determinado grupo de crentes de certo lugar, a igreja de uma localidade. Muitas vezes ela é chamada de “Corpo de Cristo”.

Isso significa que todos os crentes são parte do Corpo Espiritual de Cristo, o qual dá testemunho de Jesus ao mundo de hoje. O trecho de 1 Coríntios 12.1-27 explica essa importante doutrina, e mostra que todos os membros são necessários para que o corpo cresça, e se torne eficiente.

1. O que é a Igreja?

O Corpo de Cristo (Cl. 1:24)

1. Qual a posição de Cristo em relação à Igreja e qual a nossa posição?
    • Cristo é o cabeça (Cl. 1:18)
    • Nós somos o corpo. (I Co. 12:27)

Uma grande mente (Cristo), em um corpo temporariamente limitado (Igreja).

1. Qual a natureza da Igreja?
    •  A Igreja invisível: Consiste do numero total de eleitos que já foram, dos que agora são e dos que ainda serão remidos em um só corpo. (At. 2:39)
    • A Igreja visível: Consiste de todos aqueles que, pelo mundo inteiro, professam a verdadeira religião (Fé no Senhorio de Cristo) (I Co. 1:2)
    • A Igreja é o povo de Deus. (I Pe. 2:9-10)

A Igreja Nominal é aquela cuja espiritualidade é infrutífera, com ritos e cerimônia meramente exteriores, cujas práticas não se apóiam no Evangelho.

1. Quais as Ordenanças da Igreja?
  • A Ceia do Senhor. (Mt. 26:26-29)
    • Para anunciar, relembrar e renovar a Nova Aliança com Cristo.
  • O Batismo. (Mt. 28:19,20)
    • Como testemunho público do nascimento para viver uma nova natureza.

1. Qual o objetivo da celebração da Ceia do Senhor?
  • Relembrar o sacrifício de Jesus para a nossa salvação? (I Co. 11:24,25)
  • Anunciar a Sua morte em nosso lugar até que Ele venha outra vez. (I Co. 11:26)

1. Por que a Igreja é necessária?
  • Para que haja uma organização dos crentes: Nosso Deus não é Deus de desordem e é lógico que não é da sua vontade que haja confusões. Leia 1 Coríntios 14.33 e Atos 6.
  • Fornece aos crentes a oportunidade de comunhão – A comunhão dos crentes entre si é uma ordem de Deus. “Não deixemos de congregar-nos…” (Hebreus 10.25)
  • Oferece condições para que o crente seja ensinado. É importante que conheçamos as doutrinas da nossa fé para que possamos crescer na vida espiritual.
  • Dá-nos oportunidade de adorar a Deus em grupo. Deus deseja e exige de nós um louvor constante, e em amor. O culto em grupo, com cânticos e louvor a Deus, tanto serve para honrar o Senhor, como contribui para o nosso crescimento espiritual.
  • Dá-nos oportunidade de trabalhar para o Senhor. A Igreja constitui um local onde podemos exercitar os dons que Deus nos deu. Ali podemos trabalhar, juntamente com outros, na pregação do Evangelho ou em outros projetos. Deus ordena que façamos boas obras, as quais demonstram nossa fé.
  1.   Quais são os deveres de um membro da Igreja?
  • Fazer discípulos. (Mt. 28:18-20)
  • Não contrair jugo desigual. (IICo. 6:14-18)
  • Prestar ao Senhor um culto individual e coletivo. (Mt. 6:6, At. 2:42-47)
  • Praticar a Mordomia Cristã. (II Coríntios 9.7)