ESTUDOS DIRIGIDOS 33 – Série: As Bem aventuranças. “Bem aventurado os mansos” 4º Estudo

Oração: Veja o verso para os motivos de oração dessa semana.

Texto: Mateus 5:5

Introdução: Hoje iremos destacar a mansidão nas bem-aventuranças. Aqui em Mateus nesse momento possivelmente Jesus está fazendo uma alusão ao salmo 37:11. Em um mundo onde o ódio, orgulho e egoísmo estão tão evidentes, falar sobre mansidão é remar contra a maré. Na bíblia vemos dois destaques de pessoas que foram consideradas mansas no seu caminhar. Primeiro Moises (Números 12:3) e o segundo é o nosso maior exemplo Jesus Cristo (Mateus 11:29). Mas o que vem a ser uma pessoa mansa?

Para Refletir: Segundo dicionário Aurélio online mansidão é:  Brando de gênio, pacífico de índole. / Tranquilo, plácido, sossegado./ Domesticado, amansado. / Cultivado, não silvestre. Há quem associe manso a fraco, ou covarde, o que na realidade é um erro. Manso, mais que tudo, é uma das qualidades do Espírito Santo (Gálatas 5:22). A mansidão é uma característica que advém da entrega do nosso ser a Deus. A mansidão não é própria da natureza humana é uma qualidade que se adquiri quando entregamos nossos caminhos a Jesus Cristo. Estamos vendo que toda bem aventurança tem uma recompensa. No caso do manso, o prêmio é herdar a terra. Essa terra não só desrespeito a esse lugar que estamos pisando, mas o reinado eterno do nosso amado Messias Jesus Cristo. Ser cidadão desse reino eterno implica em ter como qualidade do nosso caráter a mansidão.

 

Na Prática: 1º Enxergue a vida sob o ponto de vista de Deus. Muitas vezes o que nos deixa irado é a forma como vemos cada situação. Nossa vida começa a ficar chata ou estressante, porque olhamos para ela a partir desse tempo histórico somente, o agora. Mas é necessário olhar sob a perspectiva de Deus, percebendo que esse tempo que estamos vivendo não se compara com a gloriosa eternidade que experimentaremos na presença do nosso Deus. Afinal somos cidadãos do céu, mas com uma responsabilidade de refletir o caráter desse reino aqui na terra hoje. 2º Ponha em ordem sua vida. As vezes o nosso descontrole que expressa a nossa falta de mansidão, está muito relacionado também com a nossa falta de organização. Vivemos uma vida desregrada, sem disciplina, sempre atrasados com nossas tarefas e horários, culminando num stress, raiva, descontrole emocional e etc. Dessa forma será muito difícil conseguir refletir a mansidão que Jesus nos ensina nessa bem-aventurança. 3º Cultive a humildade. As duas passagens mais importantes sobre a mansidão, está relacionada diretamente com a humildade. Tanto aqui no sermão do monte, quanto em Mateus 11:29. A humildade ou o reconhecimento do senhorio de Cristo na nossa vida, faz enxergarmos a vida de forma diferente, com mais boa vontade para com o próximo, a família, a congregação e etc. Apresente a Jesus para o seu amigo, a partir da qualidade da mansidão que há em você!

Motivos de Oração:

FAMÍLIA

  • Ore pelos seus vizinhos
  • Ore pelos membros da família que ainda não são crentes.
  • Ore por um membro da sua família que está enfermo.
  • Ore pelos seus professores ou do seu filho (a).

IGREJA

  • Ore pelos vizinhos da igreja
  • Ore pelo EXTREME 2016
  • Ore pelo conselho Gestor
  • Ore pelos projetos que a igreja apoia (Cemu, Jovens infratores, igreja Betesda)
  • Ore pelos membros de nossa igreja para que sejam “mansos”.

SOCIEDADE

  • Ore pelo Senado Federal.
  • Ore pelo Juiz Sérgio Moro e toda equipe da Lava-Jato.
  • Ore para que caia por terra a potestade que atua através do Estado Islâmico.
  • Ore para que Deus abra porta para os que estão desempregados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *